de Matosinhos

Chegou a Matosinhos corria o ano de 1984. Chegou, ainda em Matosinhos se faziam conservas, ainda em Matosinhos se pescava, ainda o ar se tornava pestilento em dias certos, assim mandava a fábrica da tripa. Para chegar à praia rumava-se então a oeste, atravessando indústrias e velhos armazéns, que enchiam os quarteirões entre a velha escola industrial e a marginal. De frente para o mar a imponente fábrica dos fermentos holandeses, tornando adocicado o ar, fazendo esquecer a maresia.
Hoje, desse Matosinhos, resta o mar. A marginal, ampla e luminosa, é agora ladeada por prédios altos que, sobrepondo-se amontoados, ora parecem luxuosos, beijados pela maresia, ora lhe voltam costas, olhando deprimidos para os quarteirões abandonados entre a era industrial e a deriva imobiliária que se lhe seguiu. Das fábricas nem sinal. Das conservas nem lembrança. Resta o grande Atlântico. E o sol. E basta.

One response

  1. Isabel Soares

    Matosinhos era assim.
    Era sair a correr de casa para espreitar na esquina da confeitaria Primavera se o tempo estava bom na praia. E depois descer a rua, em passo apressado, com o cheiro do mar a humedecer o cabelo, segurando o saco com a toalha e o lanche e tentando não tropeçar com os chinelos de dedo que teimavam em chegar primeiro à praia.
    Uns metros antes do areal chegava o primeiro desafio: roubar açúcar no armazém da RAR, sob o olhar atento e complacente dos funcionários e lamber os dedos numa felicidade só comparada à que se sentia quando, de pés mergulhados na areia até aos tornozelos, se verificava que a maré estava vaza. Era uma manhã inteira de felicidade!!!

    Obrigada por me teres feito voltar no tempo.
    Beijinho grande meu amigo,
    Isabel

    Junho 5, 2012 às 1:47 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s