Queima do Judas

Voltava a Tondela anos mais tarde, voltava para ver a Queima do Judas. O que agora era um famoso espectáculo começara por ser uma simples cerimónia com um rudimentar boneco que, representando o discípulo caído em desgraça, era queimado até à apoteótica explosão da sua cabeça deixar em delírio os Tondelenses. A festa ficava a cargo de um tal de “Mau- Mau”, figura conhecida lá da terra que se dedicava com afinco ao labor de construir o boneco de inflamáveis vísceras ao qual deitaria fogo, vendo esfumar-se num ápice todo o seu trabalho de um ano. Nunca vira tal espectáculo, ele, soube-o por ela, agora que voltava a Tondela.
Chegara à então Vila e sede de Concelho muitos anos antes, mais de 32, agora que fazia as contas. Chegara para o quinto ano, para o Ciclo Preparatório no Colégio de Santa Maria, entretanto abandonado. Era um edifício que à data lhe pareceu absolutamente majestoso, com a sua forma em U, cujas arcadas da galeria do piso térreo sugeriam um claustro incompleto onde se passavam os intervalos, onde certamente se cruzaram pela primeira vez, ainda que não se recordem de tão afortunado evento. Lembram-se, isso sim, do velho Tomás Ribeiro, passo seguinte no percurso académico de ambos. 30 anos se passaram, ainda a queima do Judas se fazia no adro da Igreja, nesse Sábado em que Jesus jazia morto no Sepulcro. Conheceram-se ali, finalmente, e era graças a ela que ali voltava, para ver a agora majestosa e encenada queima do Judas, feita na moderna Escola que substituiria a velha Tomás Ribeiro, levada a cena pela reconhecida companhia ACERT, que entretanto tomaria o saudoso Santa Maria para sua sede…
Estranho círculo o que o fez voltar. Estranho círculo que finda com Judas em chamas. E que renasce no Domingo de Aleluia.

(para a Teresa, cujo convite nos levou a descer a serra num sábado à noite…)

(galeria de fotos…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s