Piedade

Não resitiu a desviar-se do percurso certo para rever os velhos carreiros do passado, não resistiu naquela tarde de inverno a trocar o borralho pelo frio chão dos caminhos velhos, não resistiu porque não era de resistir, porque a tentação de voltar ao passado se lhe afigurou enorme, porque a saudade se agigantou naquele fim-de-tarde escuro e invernoso. Não desistiu naquela tarde de vento da serra, quando do alto dos seus oitenta-e-muitos anos se viu caída e erma, quando do fundo da corga se achou incapaz de levantar o seu peso, quando, de trás das suas cataratas, não conseguiu vislumbrar saída. Não desistiu ela porque não desistiu dela um gato vadio, vindo sabe-se lá de onde, insistente no miar, reclamando para si o direito exclusivo de vaguear àquelas horas de gatos pardos. Não desistiu porque não era de desistir. Não desistiu nunca, até ser chegado aquele dia das mentiras de 2006. Não resistiu, logo ela que não era de desistir…

2 responses

  1. é… o dia da mentira costuma pregar umas peças na gente…
    bjk

    Abril 2, 2011 às 2:49 pm

  2. Ana

    A tia Piedade… uma “mulher de armas”, que provavelmente temendo, nunca recuou ou desistiu. Uma mulher resistente e frontal! Essa qualidade que já pouco se vê por aí… mas sobretudo uma pessoa que marcou a minha infância e todo o meu imaginário infantil (quem não se lembra da célebre Portela da Estaca?!)
    Gostei muito de a recordar aqui com a fotografia que colocaste. Muito Obrigado pelo momento. Enquanto nos lembrar-mos dela continuará conosco.

    Grande Beijinho

    Ana

    Abril 27, 2011 às 8:57 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s