o regresso


As notícias chegaram num SMS, breve e telegráfico, esperado como de uma convocatória para o Mundial se tratasse. E, apesar de curto, esse texto encerra em si vários regressos. Graças a ele, depois de um interregno de 3 meses voltarei a jogar futebol, e voltarei a fazê-lo no velho campo onde, há 25 anos atrás, tantas vezes joguei com o Fafiães, o Sérgio, o Eduardo, o Leonel, o Jorge, o Ricardo, o João Pedro ou a Mariana, onde me cruzei com o Victor Baía, onde, aproveitando a distância de cento-e-tal km a que ficou o meu passado de guarda-redes, deixei as luvas e a baliza para trás. Voltarei, então, à velhinha “Industrial” de Matosinhos, onde passei três anos magníficos, onde me deliciei com as aulas de matemática do Prof. Reis, onde, por insistência da Prof. Regina, fiz a minha primeira exposição de fotografia, onde conheci os meus melhores amigos, os que me vão acompanhando até hoje, onde me apaixonei, uma e outra vez, de onde parti para Coimbra, e que sempre olhei com saudade.

Por tudo isso anseio pelo regresso. A escola que me espera, bem sei, não é a mesma, renovada e entretanto re-baptizada com o nome do descobridor da Madeira. O campo não será o mesmo, os jogadores não serão os mesmos, como eu não sou o mesmo. O prazer de jogar futebol, tenho a certeza, manter-se-á intacto, e é a esse, sobretudo, que regressarei amanhã…

9 responses

  1. Isabel

    E agora é preciso saber quando vai ser esse regresso e se é possivel ir assistir, Sim, porque eu quero mesmo um motivo pra voltar aquela escola e visualizar cada canto e sorrir só de pensar em cada história que lhe está associada.

    Janeiro 23, 2011 às 9:48 pm

    • amanhã às 19, Isabel, no campo que era descoberto ao fundo do recreio…

      Janeiro 23, 2011 às 9:50 pm

      • Isabel

        Vou tentar dar lá um pulo! O meu horário de saída é às 6 mas quase nunca saio antes das 7, vamos ver se consigo! Até amanhã.

        Janeiro 23, 2011 às 10:06 pm

  2. Tatiana Gama

    Força e marca um golão daqueles… : )

    Janeiro 24, 2011 às 8:24 am

    • Defendê-los é o meu trabalho, Tatiana. Foi o que fiz, com prazer imenso e com mazelas diversas…
      Beijo,
      Pedro

      Janeiro 25, 2011 às 12:27 am

  3. Sérgio

    Meu caro amigo, que saudades desses tempos onde como tu dizes também eu ganhei os melhores amigos, onde alguém ” tu ” me meteu o bichino da fotografia, onde passamos realmente grandes momentos, e que saudades daqueles que faz bastante tempo não vejo, enfim para mim esses tempos de ” silly season ” continuam bem vivos dentro de mim, como dizem os brasucas ” bota pa qebrar ” e fazo como se tivesses 20 anos.
    Tenho pena de não poder compararecer mas o trabalho não perdoa.
    Grande abraço
    Sérgio

    Janeiro 24, 2011 às 8:49 am

    • Temos que marcar um regresso conjunto, à escola Sérgio.
      E a sequência lógica seria um almoço ou jantar no “snow pub”…
      Abraço,
      Pedro

      Janeiro 25, 2011 às 12:13 pm

  4. dufas

    Bom jogo, Pedro! Depois conta sobre esse reencontro, e se realmente o prazer é o único que resiste ao tempo.
    Adorei a foto, como se vendo objetos pessoais e a sua letra o conhecesse melhor.
    Aquele Abraço,
    Helê

    Janeiro 24, 2011 às 5:11 pm

    • Grato pelo comentário, Helê.
      O prazer, imenso, reencontrei-o no futebol.
      Mas o regresso à escola foi emotivo, também, passar naqueles corredores, ver aquele espaço, trouxe-me gratas recordações do passado…
      Haverá mais, na próxima semana, e, espero, por muitas segundas-feiras depois.
      Beijo,
      Pedor

      Janeiro 25, 2011 às 12:11 pm

Deixe uma Resposta

