super bock

Chegou-me às mãos o livro “99 cervejas +1”, de Francisco José viegas.
Das mãos de um bom amigo.
Com copos de cerveja, de permeio.
Vieram-me então à ideia as cervejas da minha vida.
A Super Bock com que começava as noites de terça-feira, no Académico em Coimbra.
Ou a Topázio com que a encerrava, invariavelmente.
Pelo meio uma mesa naquele primeiro andar onde mal cabíamos em pé.
Mas onde cabia o Jorge Lopes.
Onde cabiam todas as conversas do mundo.
Nessa mesa onde não coube Deus. Onde me conheci como ateu.
Onde se sentava, em horas tardias um miúdo com sono e com pensos-rápidos para vender.
Depois o tempo, que tudo arrasta.
Deixei Coimbra, para regressar ao Porto
O Jorge rumou a Évora, via Funchal.
Do Académico só resta o nome. E um daqueles cafés, assépticos e aburguesados.
A Super Bock há muito deixou de ser aquela cerveja bairrista e nortenha.
A alta de Coimbra ficou vazia.
A Praça da República deixou de ter o encanto de outrora.
E a Topázio, essa desapareceu, simplesmente.

Levando com ela o meu ateísmo convicto…

 

3 responses

  1. Sérgio

    Meu caro amigo a cerveja é realmente uma boa companheira, sempre fresca e loira ou preta, pronta a satisfazer-nos.
    Não querendo cair em saudosismos, mas que lembranças tenho do “Snow Pub”.
    Abraço amigo
    Sérgio

    Outubro 15, 2010 às 8:28 am

    • Sérgio,
      Não há vez que passe na A4 e não sorria ao olhar para onde era o “Snow Pub”…
      Abraço,
      Pedro

      Outubro 15, 2010 às 12:08 pm

  2. Ana

    Meu caro

    Perdoo-te as referências “Do Académico só resta o nome. E um daqueles cafés, assépticos e aburguesados.” porque sei que quem escreveu isto não foste tu, mas a saudade de outros tempos e essa, por vezes, faz-nos destas coisas…

    Eu sei que o tempo ( e as pessoas, os cheiros, os sabores) já não voltam, mas deixo-te o convite: Vem a Coimbra, trás os teus míudos e eu levo-te a beber uma cerveja de 1ª qualidade na Praxis! Vais ver que Coimbra terá outra vez outro encanto!

    Um grande abraço

    Ana

    Outubro 15, 2010 às 2:35 pm

Deixe uma Resposta

