os mercados…

São agora “os mercados”, a causa de todo o mal.
Como foram outrora as agências de rating.
E a competitividade, antes disso.
A consolidação orçamental. O défice. As metas do Euro.
Ou como será, no futuro próximo, o FMI.
O certo é que nunca é o governo. Nunca são as opções tomadas.
Mas foi no governo, nas opções a tomar, que os Portugueses votaram nas últimas legislativas.
Não me lembro de ter visto “os mercados” no boletim de voto.
Lembro-me, sim, de um compromisso eleitoral, que “rejeitando o agravamento de impostos” foi sufragado e aprovado.
E convertido em Programa de Governo.
Programa deste governo que agora invoca “os mercados” para, “com um aperto no coração”, anunciar a imposição de mais um conjunto de sacrifícios aos assalariados.
Não foi o primeiro.
Não será o último, por muito que o afirme Sócrates.
Basta “os mercados” pedirem…

One response

  1. Ana

    Caríssimo,

    A tua reflexão mostra apenas uma coisa- todos nós temos a responsabilidade cívica (embora às vezes tenha dúvidas, sobre se alguém ainda se lembra do que isso é…) de no momento em que exercermos o nosso direito de voto, pensarmos bem antes de o fazer,porque já não é a primeira, nem segunda ( e para mal dos meus pecados,estou em crer que não será a última) vez que os portugueses votam em mais do mesmo, com variações de tonalidade entre o laranja e o rosa…

    Mas o mais triste de tudo, é ver imagens como a tua, que são uma vergonha para qualquer pessoa que se intitule cidadão.

    Eu, no que me diz respeito, prossigo o trabalho de muitos ( como o meu pai) em prol de um mundo mais justo, porque só assim me conheço e me encontro comigo mesma, embora saiba que se avizinham tempos de muita dificuldade…mas como tu também deves saber, é nos momentos de dificuldade que se vêem os grandes homens ( e mulheres!).

    Um grande abraço!

    Outubro 9, 2010 às 6:22 pm

Deixe uma Resposta

