amor segundo

(…)
Questão é curiosa nesta filosofia, qual seja mais precioso e de maiores quilates: se o primeiro amor, ou o segundo?
Ao primeiro ninguém pode negar que é o primogénito do coração, o morgado dos afectos, a flor do desejo, e as primícias de vontade. Contudo, eu reconheço grandes vantagens no amor segundo.
O primeiro é bisonho, o segundo é experimentado: o primeiro é aprendiz, o segundo é mestre: o primeiro pode ser ímpeto, o segundo não pode ser senão amor.
(…)
Padre António Vieira
Sermão do Mandato
Há fotografias que me apaixonam.
No preciso instante do disparo.
Nesse momento sei que aquela é uma das melhores fotos da minha vida.
Senão a melhor.
Apresso-me em vê-la. Contemplá-la. E editá-la.
Linda, uma obra digna de registo.
Exibo-a, submeto-a à crítica.
Que invariavelmente fica aquém das minhas próprias expecativas.
Injustos, eles. Incompreendida, a foto.
Depois vem o tempo.
E com ele um pequeno defeito que cresce.
A composição, que envelhece.
E o meu olhar, que se agudiza.
Reduz-se então à mediania, a imagem outrora perfeita.
Felizmente há outras que descubro.
Meses depois de tiradas. Ou anos.
Que esperaram pacientemente, num qualquer canto.
Até um dia. Até ao dia certo.
Até que o meu hábito de voltar a rever fotos antigas as resgate ao esquecimento.
Ei-las, seguras como nunca as vi.
Consistentes como não as julguei.
Desafiantes, como raras.
E aí, alguma coisa acontece no meu coração.
Que me dá a certeza de que são essas as que perduram.
Para sempre.
Como o amor segundo…
2 responses

  1. Isabel

    Esta é mesmo muito boa! E o teu texto perfeitamente à altura…

    Bj

    Setembro 29, 2010 às 9:28 am

Deixe uma Resposta

