hamburger com queijo e cebola…

Conheci recentemente o “melhor bolo de chocolate do mundo“.
Bom, mas pretensioso, o nome.
Há dias ao fazer o “sightseeing” do Porto descobri que o afloramento rochoso da Foz do Douro é “um dos mais antigos do mundo. Que em Matosinhos-Sul existiu outrora “uma grande quantidade de fábricas de conserva de fama mundial”.
E que a zona da lota de Leixões possui “a da maior concentração de restaurantes de peixe de Portugal, e uma das maiores da Europa”, claro.
Antes disso já tínhamos Miranda do Corvo, “capital mundial da chanfana“, a que Vila Nova de Poiares respondeu com o delicioso epíteto de “capital universal da chanfana”. Diz-se que em Marte há quem não tenha gostado do atrevimento…
Chateia-me esta necessidade de afirmação absoluta. De comparação desmesurada.
Em aspectos que serão dificilmente verificáveis e aferidos.
O Benfica, claro, é o maior clube do mundo. Mas esse é um facto objectivo e indesmentível.
Tudo o resto, com excepção do bolo de chocolate, golpe de martketing brilhante, cheira-me a pequenez.
Auto-estima debilitada, desorientada, à procura de caminhos novos.
E não é por aí, suspeito.
Não me alongo mais, por hoje.
O sol põe-se já sobre o Grande Atlântico.
E sobre a mesa do Foz Bar aguarda-me o melhor hamburger com queijo e cebola do mundo…

7 responses

  1. Monica

    Esses exageros às vezes são até engraçados. No caminho de casa tinha um mercado de verduras com o superlativo nome de ‘Super Varejão da Fartura’. Eu achava o máximo: não era só varejo, era varejão. E era super. E, além de tudo, da fartura!!! 🙂

    Julho 31, 2010 às 9:38 pm

    • Comércio é muito dado a exageros desse tipo, Mônica. Conheci um talho (açougue) que tinha por publicidade “super-talho Bisonte: onde até os ossos são mais tenros”…

      Agosto 1, 2010 às 9:57 am

  2. Cristina

    Mas eu posso afirmar com toda certeza que comi, no Porto, a melhor torta de maçã escondida do universo …. e além!

    Julho 31, 2010 às 11:49 pm

    • E pode afirmar também que, em Agosto de anos ímpares, se come na Rua Rio de Janeiro o melhor bacalhau com batatas a murro do mundo…

      Agosto 1, 2010 às 9:54 am

  3. Eu posso afirmar que em Agosto a gente come o melhor bacalhau com batatas a murro do mundo… mas a melhor torta de chocolate eu acho q ta aqui em BH… tenho q experimentar essa dai… Bjs!

    Agosto 1, 2010 às 8:19 pm

  4. Monica

    Preciso achar essa torta escondida urgentemente! 🙂

    Agosto 1, 2010 às 10:36 pm

    • É “gato escondido com rabo de fora”, essa torta. É só vir aqui ao Porto que você encontra…

      Agosto 2, 2010 às 10:01 am

Deixe uma Resposta

