pisco-de-peito-ruivo

Gosto de fotografar animais.
Sobretudo pelo acto em si.
Pelo processo.
Sair sem rumo, sozinho. Procurar. Esconder. Esperar.
Arriscar. Tentar. Falhar.
Recomeçar.
O resultado final suscita, normalmente, apreciações técnicas.
A nitidez, o instante, o foco, a luz.
Mas, por vezes, sobrevêm a qualidade estética, a composição, o ambiente.
Fazendo esquecer o desfoque, provocado pela grande abertura e consequente falta de profundidade-de-campo.
O ligeiro tremido. Baixa velocidade de obturação. Inevitável no Inverno. No fim-de-tarde Caramulano.
O pisco-de-peito-ruivo, esse esteve à altura do momento.
Posando com garbo nos ramos de uma videira seca.
Às portas de um qualquer Natal…

20 responses

  1. MercedezBenz

    Lindo!!! Como sempre! E o nome deste pássaro: que engraçado :))) Pisco de Peito Ruivo… já não sei quem “pisca” quem: se o passaro na videira se tu no pássaro… momento dificil de apanha: só mesmo com muito gosto, paciência e talento 😉

    Julho 7, 2010 às 12:33 am

    • Sobretudo paciência, Mercês…

      Julho 8, 2010 às 9:59 am

  2. Maria Teresa Monteiro

    Mas esta fotografia tem esses defeitos todos????? Para mim está perfeita 🙂 O pisco, que por sinal é a minha alcunha; esteve à altura, não do momento, mas do fotógrafo.

    Julho 7, 2010 às 8:38 am

    • Não sabia dessa tua alcunha. E gostei. Como gosto, aliás, dos piscos.

      Julho 8, 2010 às 10:00 am

  3. ana

    Lindo!

    Abraço

    Ana

    Julho 7, 2010 às 10:10 am

    • Obrigado, Ana.
      (vou estar pela “minha terra” no próximo fds. Vais estar lá?)

      Julho 8, 2010 às 10:04 am

  4. Vera Jesus

    🙂 Belo.

    Julho 7, 2010 às 10:48 am

  5. bela

    Adorável foto!
    Não preciso dizer mais nada: está pendurado numa parede de minha casa.
    O fotógrafo é o meu Mano e está tudo dito!
    É meu Mano,é e quem disser que não eu NEGO!
    Beijos. Bela.

    Julho 7, 2010 às 5:53 pm

    • Está pendurada e bem pendurada!
      Bjs

      Julho 8, 2010 às 10:04 am

  6. Monica

    Tô aqui procurando o desfoque e o ligeiro tremido faz um tempão… Só achei uma foto super linda. E o passarinho é fofo! 🙂
    bjk

    Julho 7, 2010 às 10:00 pm

    • Gentileza sua, Mônica.
      Esses pequenos defeitos deixaram-me irritado quando a vi pela primeira vez. Com o tempo habituei-me. Fazem parte da foto, do conjunto. Dão até um pouco de charme ao conjunto…
      Bj

      Julho 8, 2010 às 10:03 am

  7. mãe

    Esta foto ,como todas,fez sucesso na exposição na feira de artesanato! Linda demais…

    Julho 8, 2010 às 7:02 am

    • Opinião isenta de Mãe, claro…

      Julho 8, 2010 às 10:05 am

  8. Sérgio

    Caro amigo, eu tal como tu gosto muito de fotografar animais apenas porque eles não fazem poses para a camara, são naturais, inocentes e esse facto atrai-me.
    PS. Eu gosto de fotografar não tenho é as tuas virtudes e sensibilidade para a coisa.
    Grande abraço amigo
    Sérgio

    Julho 9, 2010 às 7:39 am

    • Claro que gostas. E claro que tens!
      Um abraço.

      Julho 9, 2010 às 10:22 pm

  9. sininho

    Finalmente chegou a vez do pisco!

    Há muito que ele pisca no meu álbum de favoritos!
    O cinzento azulado, dos dias de Inverno, dá-lhe um charme acrescido!

    Um abraço

    Julho 9, 2010 às 11:46 am

    • Adoro os piscos. Mas, pequeninos e ariscos, são difíceis de fotografar…

      Julho 9, 2010 às 10:23 pm

  10. Isabel

    Pedrocas:
    Mais uma das tuas obras. Muito terna, esta.
    Tenho um amigo de infância que também se dedica a fotografar eque acredito que irias gostar de conhecer, tenho de promover o encontro dos dois profissionais…

    beijinho
    Isabel

    Julho 9, 2010 às 10:07 pm

    • A ternura é toda do pisco, não minha…
      Quanto ao encontro venha ele!
      Bj

      Julho 9, 2010 às 10:25 pm

Deixe uma Resposta

