No sofá…

Francisco e Luisa nunca ligaram a futebol.
Nunca fiz grande esforço para o mudar, confesso.
Mas mudou, para surpresa minha.
Primeiro com a grande época do Benfica.
Luísa começou a escolher os seus ídolos. David Luiz foi um deles.
Veio o Mundial. A devoção foi então para Simão, para minha felicidade.
E com o Mundial eis que também o Francisco passou a interessar-se.
Primeiro pela matemática da questão. Sabia todos os pontos conquistados na fase de grupos.
Quem ficou em primeiro, quem tinha hipóteses de passar.
Quais eram os critérios de desempate.
Mas surpreendeu-me, quando no último domingo, estando eu com os meus amigos facebookianos do “Gang Cool”, entretidos com um prato (vários) de caracóis, o árbitro apitou para o início do Argentina-México.
Foi quando começou a apressar-me par regressar a casa, para ver “pelo menos a segunda parte”.
Por isso dispensei hoje vários convites gastronómicos para ver o jogo.
Vê-lo-ei no sofá de casa, ao lado do Francisco.
Em vez de sardinhas, haverão explicações sobre o que é o “fora-de-jogo”.
Em vez de conquilhas haverão perguntas sobre a diferença entre a pequena e a grande-área.
Em vez de bacalhau espero questões sobre as escolhas de Queirós…
Não haverá, desta vez, crónica gastronómica.
Mas haverá futebol. Como deve ser. Entre pais e filhos…

20 responses

  1. Monica

    Aaaahhh…
    esses são os momentos verdadeiramente inesquecíveis!
    Continuamos aqui na torcida!!!
    bjk

    Junho 29, 2010 às 7:57 pm

    • Nós também continuamos na torcida…
      Argentina siempre… 🙂
      Bj

      Junho 30, 2010 às 10:20 am

      • Monica

        hahaha, ôôô que maldade… Afinal de contas, ontem eu era Portugal desde criancinha! E olha que ali tinha Piqué e Casillas em campo, pra balançar meu coração… 😀
        Mas olha, fiquei morrendo de peninha do goleiro português, tadinho, ele estava tãããão triste no final!
        O bolão da gente aqui era tentar acertar quantas vezes o Cristiano Ronaldo iria olhar pra cima só pra se ver no telão!!! 😛
        bjk

        Junho 30, 2010 às 3:43 pm

      • É claro que vou torcer para o Brasil. É meu segundo time, apesar de não gostar particularmente de Lucio, Kaká e Robinho..
        Mas a minha admiração pelo Diego Armando é imensa. E o Di Maria, que até à data está bem apagado, é um de meus jogadores favoritos.
        Daí que, se tivermos um Brasil-Argentina na final, vai ser duro de decidir…
        Bjs

        Junho 30, 2010 às 6:09 pm

  2. Celso

    Olá Pedro.

    Você fez uma boa escolha. Vamos aproveitar a companhia dos meninos que na próxima copa eles, provavelmente, irão assistir com os amigos, comendo sardinhas.

    Sinto muito por Portugal ter perdido hoje. O goleiro fez bem o seu trabalho mas o ataque não o fez. Seria bom que os meninos tivessem um pouco mais de prazer ao assistir a seleção.

    Um grande abraço a todos.

    Celso

    Junho 29, 2010 às 10:07 pm

    • Sim, foi pena a derrota. Mas merecida.
      Espanha foi muito melhor e mereceu a vaga nos quartos.
      Eduardo e mais um punhado de jogadores não a merecia, mas aqueles patéticos 20 minutos finais foram a pior forma de sair da copa.
      Agora resta torcer… pela Argentina! 🙂

      Junho 30, 2010 às 10:23 am

  3. Isabel

    Momentos de partilha inigualável, que certamente ficarão na tua memória e, por mais tempo ainda, na do teu filho Francisco!!

    Junho 29, 2010 às 10:07 pm

  4. Lindo vcs 2 vendo o jogo juntos!!! Fiquei triste com o resultado do jogo… agora me resta o outro time… Bjs, Bê

    Junho 30, 2010 às 1:28 am

    • Também a nós resta “o outro” time… Argentina siempre… 🙂

      Junho 30, 2010 às 10:25 am

      • Monica

        Gente, eu sei que a Argentina parece uma boa opção e até confesso que, se o Brasil não chegar à final, eu poderia torcer por ela. Mas pensem bem: o Maradona prometeu andar pelado por Buenos Aires se seu time for campeão! Isso é muito sério!!! E ninguém merece uma coisa dessas, né? Nem mesmo os argentinos! 😀
        bjk

        Junho 30, 2010 às 4:21 pm

      • Preocupa não. Maradona é bem pequenininho. Nem vai dar para assustar. 🙂

        Junho 30, 2010 às 6:10 pm

  5. sininho

    Isto sim, é de homem!!…

    Futebol partilhado deve ter outro sabor, ainda por cima em tão especial companhia!

    Tu visivelmente mais concentrado que o Francisco…:))

    Um abraço

    Junho 30, 2010 às 9:37 am

  6. Tem outro sabor, sem dúvida.
    A companhia muda tudo, torna leve a derrota.
    Torna eufórica a vitória.
    E o ter que dar explicações, força-nos a pensar. A ver o jogo com olhar necessariamente mais crítico…
    Bj

    Junho 30, 2010 às 10:27 am

  7. Tati

    Muito fixe a vossa foto 😉

    Beijinhos pra todos

    Junho 30, 2010 às 12:10 pm

    • Desta vez não tivémos os Palancas Negras…
      Talvez para o próximo mundial.
      Bjs

      Junho 30, 2010 às 6:15 pm

  8. ana

    Assim que li o teu “post” vieram-me à memória todas as coisas que fiz com o meu pai, exactamente como se fosse hoje ( e olha que até futebol vimos juntos – lembro-me sempre daquele inesquecível Portugal-Inglaterra no europeu de 2004). Vi nos olhos do Francisco os meus tal e qual. Não duvides – é isso que fica conosco, porque tal como o meu pai pensava, as coisas boas na vida devem ser partilhadas, porque só assim têm sentido.

    Grande escolha de companhia, a tua. 🙂

    Aquele Abraço

    Ana

    Junho 30, 2010 às 12:21 pm

    • Sim Ana, é isso que fica.
      Pode até parecer pouco, mas na realidade não é.
      Perdura, e isso é que conta.
      (E confesso que quando escrevo qualquer coisa aqui no blof ainda penso qual o comentário que ele iria fazer…)
      Bjs

      Junho 30, 2010 às 6:15 pm

  9. Só para lembrar como os ensinamentos foram uma escassa troca até agora, o Francisco no final do jogo estava crente que quem mandava os jogadores entrarem e saírem do campo era o árbitro… vê-se que o futebol não é bom meio de partilha de informação!
    Bjs,
    Ana

    Junho 30, 2010 às 4:05 pm

    • Ok, ficaram alguns pormenores por explicar.
      É um longo caminho, e futebol é uma ciência complexa…

      Junho 30, 2010 às 6:11 pm

Deixe uma Resposta

