a técnica

A paixão pela fotografia chegou-me pela técnica.
Chegou-me pelo meu pai.
Que me explicou o que era o obturador e o diafragma.
Que é a combinação dos dois que nos dá a luz perfeita de uma imagem.
Uma das muitas combinações. Uma das muitas luzes perfeitas.
Nesses meus 10 ou 11 anos, as máquinas eram rudimentares.
Fotómetro era um luxo.
Dia de sol era para 1/125s-f11.
Núvens? Abre-se mais, f8 ou f5,6. Ou expõe-se mais tempo, 1/60s ou 1/30s, se a mão for firme.
Fotografia de desporto? 1/500s. Máquinas mais rápidas eram inatingíveis.
Hoje, encontramos com facilidade máquinas que disparam a 1/4000s. Ou mais.
Capazes de congelar o mais rápido movimento.
Um objecto a 150Km/h, por exemplo, percorre 1cm, durante a exposição de uma foto, a 1/4000s.
A 1/125s, percorre cerca de 33cm.
Fotografia tremida, por certo.
Ou não, se conseguirmos acompanhar o movimento do objecto fotografado.
Que aparecerá nítido, destacado do fundo, arrastado pelo movimento da máquina.
A subversão compensa.
Nem sempre a opção lógica é a que melhores resultados produz.
É assim, a fotografia.
É arte.

6 responses

  1. Monica

    Bravo! Amei essa foto. Acho fotos de objetos em movimento simplesmente sensacionais. Tecnologia ajuda mas não é tudo, né? Sem um bom ‘olho’, as coisas ficam pela metade…
    bjk

    Junho 5, 2010 às 4:03 pm

    • É verdade, Mônica. Tecnologia é confortável. Mas se você não souber a base, não serve para muito…
      Ainda hoje eu adoro as máquinas velhinhas. Guardo até hoje uma rolleicord e uma Pentax Spotmatic II…
      Bj

      Junho 5, 2010 às 9:35 pm

  2. sininho

    Lembro-me perfeitamente dessas das núvens, tiradas do alto do Caramulo, ao amanhecer…
    Tenho até alguns exemplares!!
    Maravilhosas, diga-se…

    Objectos em movimento é uma dor de cabeça, mas a tua está fantástica!!
    Um abraço

    Junho 6, 2010 às 2:07 pm

    • Obrigado, C.
      Um dia ainda me vais mostrar esses exemplares…
      Bj

      Junho 6, 2010 às 11:20 pm

  3. Maria Teresa Monteiro

    Abençoado pai…

    Junho 6, 2010 às 2:48 pm

    • Obrigado, Teresa. É-o, de facto…

      Junho 6, 2010 às 11:20 pm

Deixe uma Resposta

