Florentino

Da minha primeira alcunha pouco vou dizer.
Impronunciável em público, deu-ma a Fernanda, que me criou.
É por ela que me chama, até hoje.
Depois veio a escola, e com ela a sucessão de epítetos.
Fui eleito delegado da turma, e fui Delgado. Devo-o ao Chico.
Assumi a baliza e passei a ser o Peres.
Referência ao Waldir Peres, goleiro do Escrete no inesquecível España’82.
O Chico, novamente.
Cheguei à Industrial de Matosinhos e era o Caramulo.
Ou Tondela para os mais fracos em geografia.
A idade adulta trouxe um longo interregno nas alcunhas.
Até ao facebook.
Aí, uma citação de Garcia Marquez, feita pelo Bouch trouxe Florentino Ariza à conversa.
Não sei se o devo ao próprio, se ao Joey ou à mania de Milady de colar rótulos a toda a gente, mas o certo é que a coisa pegou.
Passei a ser o Florentino ou Flor, para os amigos.
Despeitado, o Joey ainda tentou TaoTao.
E o Bouch, invejoso, sugeriu Beto.
Manteve-se Flor, felizmente.
Juntou-se à mais antiga de todas.
E à que mais me custa ouvir, hoje.
Pedrão, que era como o Nuno me chamava…
12 responses

  1. Ana

    Flor é belíssimo e por todos os superiores motivos adequa-se em absoluto! Essa Milady é cá uma esperta :-))

    (Na esperança de um dia merecer conhecer a da Fernanda)

    Beijo, Flor

    Abril 26, 2010 às 10:30 pm

    • Pode ser que sim, Milady. Pode ser que sim…
      🙂
      Bj

      Abril 26, 2010 às 10:37 pm

  2. Sininho

    Flor, fica-te muitíssimo bem!
    Mas Tao tao… é sublime!!!
    Quem se lembraria de tal?!
    Já Michael Bolton nacional, lá está, não condiz!!
    Mas a que te pôs a mãe Fernanda, em tão tenra idade… Essa sim, é que deve ser de rebolar no chão!!:)
    Conta! conta! conta! Vá lá…

    Abril 27, 2010 às 8:36 am

  3. Ana

    Para mim serás sempre Pedrão.. e eu serei sempre Zequinha ou Lélé…porque enquanto as usarmos quem partiu estará sempre entre nós.

    Gostei Muito. Obrigado.

    Grande Abraço
    Ana

    Abril 27, 2010 às 10:32 am

    • É bem verdada, Ana.
      Serei Pedrão, como a Luisa e o Kiko serão Mineirinha e Mineirinho…
      Bj

      Abril 27, 2010 às 6:11 pm

  4. Vera Jesus

    Já eu nunca tive alcunha nenhuma. Talvez porque eu não goste de alcunhas e quando tentavam, ela simplesmente deixava de existir à troca de estalo.

    🙂
    Gosto do Caramulo, é mesmo o que melhor se adequa a ti.
    Para quando umas francesinhas a seis?

    Beijinhos e abraços cá de casa.

    Abril 27, 2010 às 12:51 pm

  5. Pois temos que combinar isso, Vera.
    Abraço para vcs!

    Abril 27, 2010 às 6:12 pm

  6. Monica

    É, eu sei bem como é isso, eu também tenho centenas de alternativas para o meu nome. Cada um me chama de um jeito e às vezes eu acho até estranho quando alguém diz ‘Mônica’! 🙂
    bjk

    Abril 27, 2010 às 6:43 pm

    • É, Mónica.
      tenho mais alguns, mas sem-graça. Esses aí são os melhores…
      Bj.

      Abril 27, 2010 às 10:06 pm

  7. Jorge

    Caro PEDRO
    Tinhas-me falado em tempos dos teus blogs.
    Registei mentalmente, mas a minha aversão a este universo (continuo agarrado ao papel),foi atrasando a curiosidade. Hoje, em casa, sentado à frente do computador (ocorrência raríssima)lembrei-me de dar uma vista de olhos. E aqui estou eu a escrever-te estas linhas…
    Redescobri recentemente as gravações da RpróSI, lembras-te?
    Jorge

    Abril 28, 2010 às 6:49 pm

    • Jorge,
      Boa surpresa a tua visita.
      Eh pá, as gravações da RproSI…
      Claro que me lembro: “saldos de fim de estação”, “uncle Januarium socks”, “A tentação”…
      Aquilo é que era cinema independente de qualidade.
      Um abraço

      Abril 28, 2010 às 8:54 pm

Deixe uma Resposta

