Tondela

Corria o ano de 83. O mês seria Abril ou Maio. Animados pelo espírito da primavera, eu e a minha turma do 8º ano resolvemos inscrever-nos no torneio de futebol da Escola Secundária. Tudo bem, até nos sair em sorte um adversário temível: a turma do 10º ano que contava por vitórias os jogos até à data. Conheci aí o nervoso miudinho antes de entrar em campo. Que, julgava, daria lugar à excitação no momento em que pisasse o cimento, assim que assumisse o meu lugar na baliza. Não foi assim, no entanto. Mal tinha começado o jogo e já perdíamos por 5-0. Quis então sair, achava que já tinha tido a minha dose de humilhação. Felizmente o melhor de nós, o mais velho da equipa, segurou-me, dizendo um punhado de palavras sábias. Get a grip on yourself, ou algo parecido. O certo é que fiquei, convencido de que a situação não poderia piorar. Com razão. Depois disso nem um dedo deslocado me fez parar. Depois disso fizemos finalmente o nosso jogo. De David contra Golias. Até ao 5-4, perante o entusiasmo do público, perante a incredulidade de 5 matulões, incapazes de parar 5 miúdos de metro-e-meio. Não chegámos mais longe, não chegou, o tempo. Faltou-nos um golo para o empate, dois para a vitória. Para a glória não faltou nada, graças ao tempo certeiro de algumas palavras sábias, palavras que há muito esqueci. O jogo, esse, lembro-o até hoje, sempre que olho para o meu dedo mindinho. Irremediavelmente torto, desde essa tarde inesquecível…

7 responses

  1. Sininho

    (Risos…)
    O Chico também jogava na equipa?

    Bj

    Abril 8, 2010 às 5:23 pm

    • Sim, o Chico estava na equipa.
      E o árbitro era o Almiro, de Canas.
      Lembras-te?…

      Abril 8, 2010 às 5:25 pm

  2. Ana

    83…! Nasci nesse mês de Maio. ehehehe

    Não jogo futebol, mas sou adepta de uma boa partida.
    Uma das conquistas mais importantes do ser humano consiste em conseguir superar os seus receios e barreiras pessoais. Aprendeste a lição.

    Abraço
    Ana

    Abril 8, 2010 às 6:06 pm

    • E aquilo foi uma boa partida, garanto…
      Beijo

      Abril 8, 2010 às 9:54 pm

  3. Mercedez benzzz

    … e que o meu dedo mindinho e tudo o que há de mim aguente a pressão do trabalho… se ao menos marcasse um golo… ;)Bjs

    Abril 8, 2010 às 6:30 pm

  4. Esse tá do jeito que eu gosto…
    Beijo,
    Ana

    Abril 8, 2010 às 6:55 pm

    • Fico contente por isso…
      Beijo.

      Abril 8, 2010 às 9:53 pm

Deixe uma Resposta

